Canções de guerra e canções da guerra: a poesia em Si menor de Fabrizio De André

Autores

  • Gleiton Lentz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2010v15n2p249

Palavras-chave:

Canção, Pós-guerra, Fabrizio De André

Resumo

O compositor italiano Fabrizio De André (1940-1999) ocupou um lugar de relevo na história da canção italiana da 2ª metade do último século e mesmo da poesia italiana moderna. Seus apreciadores admiram a coragem moral e a coerência artística com que ele, na sociedade italiana do pós-guerra, por meio de suas canções libertárias e pacifistas, retratou o mundo dos marginalizados, dos rebeldes e das prostitutas, além de outros personagens à margem da sociedade, entre os quais, o combatente de guerra, herói de vitórias perdidas em campos de batalha. Três canções suas são emblemáticas: La ballata dell’eroe, La Guerra di Piero e Girotondo. Três poemas que falam de guerra, de morte e da figura do combatente como um marginal da sociedade, que o mata e depois o relega ao esquecimento, em nome da Pátria. Expor sua visão provocativa da sociedade do pós-guerra, mediante a exibição de dois vídeos do compositor, é o propósito desta apresentação.

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Publicado

2010-11-29

Como Citar

LENTZ, G. Canções de guerra e canções da guerra: a poesia em Si menor de Fabrizio De André. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 249-259, 2010. DOI: 10.5007/2175-7917.2010v15n2p249. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2010v15n2p249. Acesso em: 22 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê