O duplo em Borges: análise dos contos "O outro", "O sul", "O inverossímel impostor Tom Castro" e "O morto"

Autores

  • Juciane Cavalheiro Universidade do Estado do Amazonas
  • Rosa Maria Tavares Fonseca Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2011v16n1p154

Resumo

Nos contos de Jorge Luis Borges, encontram-se inúmeros exemplos da figura do duplo. Neste trabalho são estabelecidas considerações gerais sobre a ideia de alteridade presente neste processo, além de análises de contos em que se faz presente a fragmentação do eu, bem como o confronto do eu com o outro. O objetivo é verificar como se opera a relação entre o eu e o outro, assim como aquela que se estabelece entre o eu e o mesmo ao duplicar-se. Nesse contexto, fazemos uso dos conceitos bakhtinianos excedente de visão e autoconsciência, como suporte teórico. A cisão do ser perceptível nas personagens dos contos analisados parece se configurar como uma tentativa conseguida pelo autor para refletir sua visão acerca da subjetividade, em seu sentido universal: é esse eu cindido entre o eu e o outro que Borges busca retratar.

Biografia do Autor

Juciane Cavalheiro, Universidade do Estado do Amazonas

Juciane Cavalheiro: Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Graduada em Letras pela UNISINOS. A tese e dissertação centraram-se na Interface Literatura e Linguística da Enunciação, com análise das obras de Franz Kafka. Professora Adjunta do Curso de Letras e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Amazonas.

 

Rosa Maria Tavares Fonseca, Universidade do Estado do Amazonas

Bolsista de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Amazonas.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

CAVALHEIRO, Juciane; FONSECA, Rosa Maria Tavares. O duplo em Borges: análise dos contos "O outro", "O sul", "O inverossímel impostor Tom Castro" e "O morto". Anuário de Literatura, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 154–170, 2011. DOI: 10.5007/2175-7917.2011v16n1p154. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2011v16n1p154. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Pesquisadores docentes