De Evita a Eva Lopo, do romance de Lídia Jorge ao cinema de Margarida Cardoso: a transposição de uma personagem instransponível

Autores

  • Camila Canali Doval Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2013v18n2p69

Resumo

O presente artigo teve seu argumento principal suscitado pela fala da escritora Lídia Jorge em palestra ministrada no dia 28 de setembro de 2012 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A autora falou à plateia sobre a adaptação cinematográfica do seu romance A costa dos murmúrios (1988), realizada pela diretora, também portuguesa, Margarida Cardoso (em 2004). Questionada a respeito do olhar feminino sobre a guerra colonial — uma das tantas perspectivas temáticas que pode ser pinçada da obra —, Lídia confrontou as duas obras, argumentando que o livro não defende um olhar inocente das mulheres sobre a guerra, enquanto que na trama cinematográfica há a perspectiva de isenção de culpa. Tendo em vista tal ponto de partida, esta análise se propõe a investigar a forma com que a diretora Margarida Cardoso interpretou e transpôs a atuação das mulheres retratadas na obra original, diante do conflito enfocado no livro, trazendo para o foco a protagonista Eva Lopo, Evita.

Biografia do Autor

Camila Canali Doval, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS e bolsista CNPq.

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Publicado

2013-10-07

Como Citar

DOVAL, Camila Canali. De Evita a Eva Lopo, do romance de Lídia Jorge ao cinema de Margarida Cardoso: a transposição de uma personagem instransponível. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 69–83, 2013. DOI: 10.5007/2175-7917.2013v18n2p69. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2013v18n2p69. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Literaturas Lusófonas na Contemporaneidade