Sganzerla Cover

Autores

  • Victor da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2014v19n1p158

Resumo

 

Neste artigo, realizo uma leitura do cinema de Rogério Sganzerla, desde o clássico O bandido da luz vermelha até os documentários filmados na década de oitenta, a partir de duas noções centrais: cover e over. Para isso, parto de uma controvérsia com o ensaio de Ismail Xavier, Alegorias do subdesenvolvimento, em que o crítico realiza uma leitura do cinema brasileiro da década de sessenta através do conceito de alegoria; depois releio uma série de textos críticos do próprio Sganzerla, publicados em Edifício Sganzerla, procurando repensar as ideias de “herói vazio” ou “cinema impuro” e sugerindo assim uma nova relação do seu cinema com o tempo e a representação; então busco articular tais ideias com certos procedimentos de vanguarda, como a falsificação, a cópia, o clichê e a colagem; e finalmente procuro mostrar que, no cinema de Sganzerla, a partir principalmente de suas reflexões sobre Orson Welles, a voz é usada de maneira a deformar a interpretação naturalista.

Biografia do Autor

Victor da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

13.06.2014

Como Citar

DA ROSA, Victor. Sganzerla Cover. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 158–174, 2014. DOI: 10.5007/2175-7917.2014v19n1p158. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2014v19n1p158. Acesso em: 2 mar. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática Coleções Literárias: textos/imagens