A leitura: entre expectativa e memória

Autores

  • Annabela Carvalho Rita CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias) - Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2014v19n1p46

Resumo

Neste texto, percorrendo um itinerário reflexivo sinalizado pelas legendas que percorrem a obra de alguns destacados autores portugueses, analisa-se a forma diversificada como a leitura de um texto se desenvolve, dissolvendo a voz do autor/poeta no âmago do leitor. Desde a imagem estampada na capa, passando pelo título e pela(s) epígrafe(s), o texto se anuncia e se antecipa ao leitor, gerando uma expectativa que só se consumará através da sua leitura integral.

A experiência estética do autor, que se faz representar/reconhecer através do diálogo intertextual, numa progressiva evidenciação da sua memória metamórfica, sobrepõe imagens que desencadeia um efeito de hesitação e suspensão no leitor.

Dessa forma, o mundo ficcional, sinédoque e símbolo de um real envolvente, torna-se comum ao escritor e ao leitor, enredando-os num jogo de percepções e reconhecimentos, onde as suas memórias e os seus fantasmas, revelados através de uma objetiva panorâmica, afloram, o que pode tornar a ambos cúmplices ou promover o seu afastamento.

Biografia do Autor

Annabela Carvalho Rita, CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias) - Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa

Doutorada e Agregada em Literatura, é professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Integrou a MRPB - Missão para o Relatório sobre o Processo de Bolonha (2003-04) efoi Conselheira para a Igualdade de Oportunidades do MCTES. Presidente das Direcções do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias) [2002-12], da APT - Associação Portuguesa de Tradutores [2007-13] e do Conselho Consultivo da CompaRes-International Society for Iberian-Slavonic Studies [2013], Administradora do OLP (Observatório da Língua Portuguesa) [2008 ss.], integrou a Direcção do CNT (Conselho Nacional da Tradução) [2011], os Conselhos Consultivos da Fundação Marquês de Pombal, do ICEA (Instituto de Cultura Europeia e Atlântica), a Mesa da Assembleia Geral da APE (Associação Portuguesa de Escritores), é Coordenadora do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias),de um projecto do CECLU (Centro de Estudos de Culturas Lusófonas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL), etc..

Além da frequente participação em júris de prémios literários nacionais e internacionais (de: PEN Clube Português, APT, APE, IPLB, LER/BCP, Aristeion, etc.), fez a edição prefaciada de autores nacionais consagrados e tem vasta produção ensaística.

Downloads

Publicado

2013-11-02

Como Citar

RITA, Annabela Carvalho. A leitura: entre expectativa e memória. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 46–57, 2013. DOI: 10.5007/2175-7917.2014v19n1p46. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2014v19n1p46. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisadores docentes