Leitura e tecnologia: formando leitores em uma escola rural
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2014v19n1p58Resumo
Este estudo, pesquisa social de base empírica, consiste em uma análise participativa sobre a dimensão do desenvolvimento de práticas de leitura na formação leitora dos alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Ensino Fundamental Francisco Rodrigues dos Santos, uma escola rural do município de Água Santa/RS, com ênfase nas representações construídas pelos estudantes. A escola em questão, mesmo com acesso à internet, não possibilita que os alunos usufruam dela. Para este estudo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com base nos pressupostos teóricos de Judith Langer sobre a construção de representações e de Michèle Petit sobre a importância da leitura para a formação humana e para a inclusão social e, posteriormente, uma pesquisa-ação, que envolveu, inicialmente, a aplicação de um questionário aos alunos com questões relacionadas à leitura. Com base nas respostas, foi possível traçar um perfil leitor dos sujeitos participantes desta pesquisa. Em seguida, foram distribuídos livros literários aos alunos, de acordo com seus gostos literários e, após a leitura, foram desenvolvidas quatro práticas leitoras na escola, envolvendo a leitura e a escrita. Esta ação permitiu o contato dos participantes da pesquisa com leituras inovadoras e diferenciadas, abrindo caminhos para a formação de leitores literários inclusive em suporte digital, sempre no intuito de motivá-los para a leitura e de evidenciar a importância do professor como referência na formação e na mediação leitora. O trabalho, assim, dedicou um olhar aprofundado à leitura como prática social e literária associada às manifestações artístico-culturais em diferentes mídias.
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