Letramento literário: formação do leitor de literatura em tempos de transição paradigmática
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2014v19n1p75Resumo
Este texto é um recorte de capítulo de nossa Dissertação de Mestrado e busca discutir, do ponto de vista teórico, as imagens de leitor de literatura promovidas por alguns trabalhos que se ocupam do conceito de letramento literário e estabelece como objetivo verificar se aí é considerado o leitor real – aquele de fato encontrável em sala de aula da escola básica -, ou o leitor ideal – idealizado pelos estudos teóricos que se ocupam desse tipo de leitor. A pesquisa insere-se no campo da pedagogia da literatura e considera a mentalidade emergente do paradigma da complexidade e da transdisciplinaridade. No entanto, para não perder de vista as especificidades do literário, trazemos à discussão autores dos campos da Estética, Poética e Teoria Literária. Os resultados mostram que boa parte dos trabalhos promove a imagem do leitor ideal e, por isso, os classificamos como letramento literário cartesiano; porém, uns poucos já se alinham com os estudos da complexidade e da transdisciplinaridade, o que nos levou a chamá-los de letramento literário complexo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.