O diálogo de Calvino com Hermes-Mercúrio em "As cidades invisíveis"

Autores

  • Glaucia Muniz Proença Lara Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Magda de Lima Santiago Centro Universitário UNA/ Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2015v20nesp1p123

Resumo

Este trabalho apresenta a análise do discurso de cinco narrativas do livro As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino, que, reunidas sob o título As cidades e as trocas, descrevem as cidades de Eufêmia, Cloé, Eutrópia, Ercília e Esmeraldina. O livro apresenta onze títulos, que nomeiam cinco narrativas cada um. No grupo escolhido, identificamos a presença da mitologia, na figura do deus Hermes, Mercúrio ou Thoth, do sincretismo greco-romano-egípcio, por quem Calvino declarou seu interesse mais de uma vez. Essa referência, explícita no discurso de Esmeraldina e Eutrópia e implícita em Eufêmia, Cloé e Ercília, despertou nosso interesse em investigar como o discurso estabelece ligações com Mercúrio – considerado, entre outras coisas, o deus das estradas, do comércio, da comunicação, da transformação e das trocas; e, como ele é nomeado por Calvino em Eutrópia: o “deus dos volúveis”. Por meio do exame dos temas, figuras e isotopias, conceitos mobilizados pela semiótica francesa (ou greimasiana), e de sua articulação com a noção de interdiscurso, oriunda da análise do discurso francesa (AD), buscamos verificar o diálogo que se instaura entre o discurso literário e o discurso mítico. Alguns dos princípios apresentados na Tábua esmeraldina – texto supostamente atribuído a Hermes e que nomeia uma das cidades – auxiliaram-nos a confirmar esse diálogo interdiscursivo que é trazido para o fio do discurso de Calvino (o intradiscurso) e que se mostra compatível com a recorrência de certos temas extraídos do referido grupo de narrativas. As análises também possibilitaram associações com o conceito de rizoma, proposto por Guattari & Rolnik, que é figurativizado por Calvino nas descrições de linhas e formas, indicando que a obra dialoga tanto com o antigo quanto com o contemporâneo, trafegando entre a memória e a mobilidade de reconfigurações de valores e comportamentos.

Biografia do Autor

Glaucia Muniz Proença Lara, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (1999). Professora da Faculdade de Letras/UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) na área de estudos do texto/do discurso.

Maria Magda de Lima Santiago, Centro Universitário UNA/ Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Análise do Discurso, POSLIN /FALE/UFMG, onde concluiu o mestrado, em 2008. Professora e pesquisadora em projetos de extensão e pós-graduação do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2015-02-07

Como Citar

LARA, Glaucia Muniz Proença; SANTIAGO, Maria Magda de Lima. O diálogo de Calvino com Hermes-Mercúrio em "As cidades invisíveis". Anuário de Literatura, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 123–142, 2015. DOI: 10.5007/2175-7917.2015v20nesp1p123. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2015v20nesp1p123. Acesso em: 28 mar. 2024.