Entre viajantes, invernos e cidades: duas obras de Italo Calvino

Autores

  • Rebecca Pedroso Monteiro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2015v20nesp1p170

Resumo

Esse ensaio pretende realizar uma leitura comparada entre duas obras de Calvino, As cidades invisíveis e Se um viajante numa noite de inverno, observando como se configuram os movimentos de interrupção e transbordamento ali presentes. O recurso do “cancelamento sucessivo” em Se um viajante numa noite de inverno (cujo limite é o “cancelamento do mundo”) pode operar como um “falso duplo” dos desdobramentos sucessivos de As cidades invisíveis, em sua complexa alegorização a partir de territórios tão infinitos quanto a memória, o desejo, os símbolos, as trocas, os mortos e o céu. Se de um lado (o do “viajante”) temos cortes sucessivos e abruptos que se desdobram em sempre novas operações decisórias e respectivos cortes, como o próprio Calvino reconheceu, de outro (o do “espaço percorrido pelo viajante”) temos um único tema (a cidade) dobrando-se sobre si mesmo em progressão (quase) geométrica. Entre um movimento e outro, o “catálogo indicativo das atitudes existenciais que conduzem a outros tantos caminhos obstruídos” sugerido pelo autor se mostra como um horizonte de desejo impossível, como uma engenhosa metáfora para algo que está entre o movimento do viajante e a imobilidade da paisagem, entre o corte e a multiplicação, entre o que sempre muda e o que nunca se movimenta. O intervalo liminar que todos esses recursos encenam e simbolizam é multiplicado (ou encerrado?) na trama de faltas e excessos que é potencializada por cada um dos livros, fazendo da experiência do indizível e da intraduzibilidade da experiência a força narrativa e poética dessas duas obras, e de tudo o que pode ser tecido entre elas.

 

 

Biografia do Autor

Rebecca Pedroso Monteiro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri UFVJM. Pós-doutora pela UFMG/FAPEMIG (2011), Doutora em Estudos Literários/Literatura Comparada pela UFMG (2008) e Mestre em Estudos Literários/Teoria da Literatura também pela UFMG (2002).

Downloads

Publicado

2015-02-07

Como Citar

MONTEIRO, Rebecca Pedroso. Entre viajantes, invernos e cidades: duas obras de Italo Calvino. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 170–182, 2015. DOI: 10.5007/2175-7917.2015v20nesp1p170. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2015v20nesp1p170. Acesso em: 19 abr. 2024.