A Divina Comédia revisitada: os percursos reflexivos de Giorgio Agamben nos versos dantescos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2017v22n2p38Resumo
Este artigo busca estudar alguns pontos da Divina Comédia e do seu autor através da perspectiva do filósofo e crítico literário italiano Giorgio Agamben e, também, como ele cria rizomas entre os seus textos utilizando como objeto de estudo o poeta florentino. Sendo um dos poemas mais estudados em distintas áreas acadêmicas, os cantos dantescos perpassam o tempo e permanecem atuais e atuantes, não apenas em releituras de produções poéticas, mas também no olhar de estudiosos como Agamben. O crítico literário apresenta um compilado de vários textos, num estudo diferenciado da poesia dantesca, em livros como Estâncias e Categorie Italiane. Agamben aborda a questão da significação da poesia e como esta pode ser decisiva para a construção poética, assim como a conceituação do enjambement; repensa o título da Comédia; traz o entendimento sobre a contemporaneidade dos poetas, principalmente Dante; e mergulha nos fundamentos teológicos da política para pensar sobre a questão da aclamação como centro dos dispositivos políticos.Downloads
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