Jane Austen: uma leitura de Becoming Jane (2007)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2018v23n1p11

Resumo

Becoming Jane (2007), dirigida por Julian Jarrold, é uma releitura da biografia de Jane Austen que se propõe a apresentar os fatos que explicam sua incursão no mundo das letras bem como os elementos que contribuíram para a escrita de um de seus mais famosos romances – Orgulho e Preconceito (1813). Partindo do pressuposto da transcriação, como posta por Haroldo de Campos, e da proposta de leitura das narrativas em três horizontes, como apresentado por Fredric Jameson (1992), o objetivo deste artigo é o de apontar como a biografia fílmica Becoming Jane (2007) transcria ambas a vida e a obra de Jane Austen. Ao se empreender essa leitura de Becoming Jane, discutir-se-á em que medida as escolhas feitas contribuem para a construção de uma imagem da pessoa e escritora que Austen foi e revelam, mesmo que de modo velado, questões sobre o momento de produção do filme que é marcado pelo ressurgimento do interesse do público leitor/espectador por textos biográficos.

Biografia do Autor

Carla Alexandra Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Professora Associada do Departamento de Letras, na Área de Língua Inglesa e suas Literaturas e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLit, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Raquel Terezinha Rodrigues, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Professora associada do Departamento de Letras, na área de Literatura Portuguesa e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Literatura-PPGLit, da Universidade Federal de São Carlos- UFSCar.

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

FERREIRA, Carla Alexandra; RODRIGUES, Raquel Terezinha. Jane Austen: uma leitura de Becoming Jane (2007). Anuário de Literatura, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 11–30, 2018. DOI: 10.5007/2175-7917.2018v23n1p11. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n1p11. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Pesquisadores docentes