Valor e valoração literária em cinco prefácios de livros de poemas do início do século XX

Autores

  • Isabela Melim Borges Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alckmar Luiz dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Samanta Rosa Maia Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2018v23n1p113

Resumo

Este trabalho pretende examinar o problema da valoração da obra literária (e/ou valores que o constituem), em cinco prefácios de cinco livros de poemas do início do século XX, apoiando-se teoricamente nas reflexões de Jonathan Culler e Wellek & Warren sobre o valor, e de Gérard Genette, sobre os paratextos. O conjunto de prefácios escolhido para análise foi composto, de acordo com a tipologia utilizada, por três prefácios alógrafos autênticos: de Olavo Bilac para Os Bandeirantes, de Baptista Cepellos (1906); de Euclides da Cunha para Poemas e canções, de Vicente de Carvalho (1908); e de Vicente de Carvalho para Ementário, de Gustavo Teixeira; e por dois prefácios autorais autênticos: de Luiz Murat para Poesias escolhidas (1917) e de B. Lopes para Helenos (1901). Por fim, conclui-se que, embora esses prefácios insurjam-se contra a simples reprodução mecânica de modelos literários já consagrados, os mecanismos coletivos de validação da obra impunham limites às suas possibilidades de atribuir valor ao texto prefaciado, limites que, por sua vez, motivavam o retorno a certas bases de atribuição de valor, como a forma poética e a filiação ao passado literário clássico.

Biografia do Autor

Isabela Melim Borges, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina, com o trabalho DESVELANDO B. LOPES; atualmente cursa o doutorado em Literatura Brasileira, na mesma instituição, preparando uma tese sobre as relações entre poesia e Positivismo na virada do século XIX para o XX.

Alckmar Luiz dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor-titular de Literatura Brasileira, da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador do CNPq e coordenador do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL).

Samanta Rosa Maia, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina, com o trabalho GUSTAVO TEIXEIRA: O POETA QUE A CIDADE ENGOLIU; atualmente cursa o doutorado em Literatura Brasileira, na mesma instituição, preparando uma tese sobre a poesia humorística de Bastos Tigre e suas relações com o Parnasianismo e com o Modernismo. E

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

BORGES, Isabela Melim; LUIZ DOS SANTOS, Alckmar; MAIA, Samanta Rosa. Valor e valoração literária em cinco prefácios de livros de poemas do início do século XX. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 113–132, 2018. DOI: 10.5007/2175-7917.2018v23n1p113. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n1p113. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos