Sylvia e a ausência de vida antes de Ted

Autores

  • Mariana Chaves Petersen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2018v23n1p133

Resumo

Como Bronwyn Polaschek menciona em The postfeminist biopic, o filme Sylvia (Christine Jeffs, 2003) é baseado em biografias de Sylvia Plath que focam em seu relacionamento com o marido Ted Hughes – como é o caso de A mulher calada, de Janet Malcolm. Neste artigo, fundamentado nos trabalhos de Linda Hutcheon, Mary E. Hawkesworth e Tracy Brain, argumento que essa biografia funciona como um palimpsesto de Sylvia e que o filme constrói Plath como a persona de Ariel, negligenciando sua “Juvenilia” – sua poesia inicial, conforme definida por Hughes. De fato, Sylvia deixa de fora os primórdios da vida de Plath – antes de ela conhecer Hughes – e acaba, assim, retratando-a mais como esposa do que como escritora. Por fim, ao trazer informações sobre a vida de Plath antes de ela conhecer Hughes de uma biografia mais recente (de Andrew Wilson), analiso como uma imagem diferente de Plath poderia ter sido criada se essa parte de sua vida não estivesse ausente do filme.

Biografia do Autor

Mariana Chaves Petersen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora de Português e Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mestra em Letras - Estudos de Literatura (Literaturas de Língua Inglesa) (2017) e licenciada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Inglês e Literaturas de Língua Inglesa (2015), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2018-04-11

Como Citar

PETERSEN, Mariana Chaves. Sylvia e a ausência de vida antes de Ted. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 133–153, 2018. DOI: 10.5007/2175-7917.2018v23n1p133. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n1p133. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos