Memórias da morte e a (trans)formação de sua identidade no romance de Saramago

Autores

  • Josiele Kaminski Corso Ozelame Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Nataly Yolanda Capelari dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2018v23n1p174

Resumo

Podemos inferir que somos constituídos de passados, amontoados de situações e acontecimentos que se integram, interagem e se excluem, contribuindo para a formação do “eu” durante o passar do tempo, mediante ações que possuem uma finitude, com a morte. Assim, pois, segundo Candau (2011), o jogo existente entre a memória, resultando na construção da identidade é composto de recordações e olvido. É, portanto, nessa tríade memória-identidade-morte que este artigo se debruça, a fim de, a partir das memórias construídas cultural e socialmente da morte, de “passados”, demonstrar como isso contribui para a construção e personificação da personagem principal do romance de José Saramago (2005), As intermitências da morte - a própria morte. Para esse fim, nos propomos, inicialmente, a rememorar e discutir os conceitos de memória e identidade e sua inter-relação a partir de Candau (2011), Hall (2006) e Bauman (2005), além da pré-concepção sobre a morte construída no imaginário humano, figura caricata de um esqueleto envolto em sua foice, tendo como guia os estudos de Elias (2001), Ariès (2017) e Simmel (1998). Em seguida nos atemos à personagem morte e a formação/transformação de sua identidade no romance saramaguiano em busca do seu eu essencial. Finalizamos a pesquisa e consideramos a morte saramaguiana dotada de um sentido reformulado, como essencialidade à vida e geradora da mesma apesar de sua paradoxalidade.

Biografia do Autor

Josiele Kaminski Corso Ozelame, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Curso de Letras e do PPG-Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Foz do Iguaçu/PR.

Nataly Yolanda Capelari dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu. Bolsista CAPES. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela FAEL e graduada em Letras Português/Inglês pela Unioeste, Foz do Iguaçu.

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Publicado

2018-04-11

Como Citar

KAMINSKI CORSO OZELAME, Josiele; CAPELARI DOS SANTOS, Nataly Yolanda. Memórias da morte e a (trans)formação de sua identidade no romance de Saramago. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 174–186, 2018. DOI: 10.5007/2175-7917.2018v23n1p174. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n1p174. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos