O Desevangelho de Teodorico Raposo: o riso e a desconstrução do texto bíblico em A relíquia, de Eça de Queirós
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2018v23n2p143Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise acerca de alguns aspectos da novela A relíquia, de Eça de Queirós, publicada pela primeira vez em 1887. Tal como o faz em O Mandarim (1880), em A relíquia o escritor português afasta-se parcialmente do naturalismo-realismo, movimento literário ao qual se enfeudara ao longo de sua vida, e volta a explorar o gênero fantástico, apresentando-nos desta vez uma narrativa que estabelece grande intertextualidade com o texto bíblico. Contudo, como é típico de Eça, autor de romances como O crime do padre Amaro (1875), por mais que haja uma aposta na fantasia e em elementos fantásticos, é possível perceber sempre uma determinada crítica social, possibilitando que o leitor se depare com um texto extremamente sarcástico, irônico, que procura não apenas retratar o conservadorismo da sociedade portuguesa do século XIX, mas sobretudo desvelar e desconstruir as suas hipocrisias e os seus falsos moralismos, advindos das práticas e crenças religiosas do catolicismo português. Dessa maneira, buscar-se-á discutir o texto queirosiano a partir do olhar da Teopoética e, mais especificamente, de um novo campo de estudo que tem surgido no Brasil nas discussões que procuram comparar a Bíblia e a Literatura, denominado de Teologia do Riso. Ver-se-á, então, o quanto o riso, o humor, o escárnio, ao lado da utilização constante de alegorias e metáforas, são a principal arma queirosiana para dessacralizar o texto bíblico e lançar uma crítica à religião enquanto instituição, ao mesmo tempo em que, de forma inusitada, através das peripécias e dos sonhos do narrador personagem, Teodorico Raposo, conduz o leitor numa viagem pelo país do Evangelho, pela cidade sagrada de Jerusalém e pelas ruas e lugares por onde o Messias cristão tantas vezes teria passado, pregando sua doutrina e curando cegos e aleijados.
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