Erico Verissimo e Manoelito de Ornellas: relações literárias em epístolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2018v23n2p25

Resumo

Este artigo enfoca um conjunto de cartas enviadas por Erico Verissimo a Manoelito de Ornellas, preservadas no Acervo Literário de Manoelito de Ornellas, abrigado no DELFOS – Espaço de Documentação e Memória Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, para analisar a correspondência trocada entre o autor de O tempo e o vento e o crítico, poeta, romancista e criador da tese da origem hispânica do gaúcho platino. As quatro cartas destacadas aqui foram enviadas por Erico entre novembro de 1943 e abril de 1944. Nesse período, Erico Verissimo encontrava-se nos Estados Unidos a convite do Departamento Americano de Estado e proferiu conferências sobre literatura brasileira na Universidade de Berkeley, na Califórnia – dessas conferências resultou o livro Breve história da literatura brasileira. Manoelito de Ornelas, por sua vez, estava em Porto Alegre, exercendo funções públicas. As cartas enviadas por Erico revelam questões pessoais, profissionais, dúvidas como escritor, preocupações com a recepção de sua obra e o processo de escrita das conferências que compuseram Breve história da literatura brasileira.

Biografia do Autor

Maria Eunice Moreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora titular da Escola de Humanidades - Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tem graduação em Letras e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais. Cursou Especialização em Teoria Literária na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977); Mestrado em Lingüística e Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Lingüística e Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Tem também Especialização em Língua e Literatura Espanhola pelo Instituto de Cooperación Iberoamericana (1983). Realizou estágio pós-doutoral na Fundação Biblioteca Nacional de Lisboa (2001), com bolsa da CAPES. É Coordenadora do Curso de Especialização em Literatura Brasileira, da Escola de Humanidades da PUCRS, editora da revista Letras de Hoje, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), desde 2007, e editora da revista binacional Navegações - Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa, do mesmo Programa, juntamente com Vania Pinheiro Chaves, da Universidade de Lisboa, desde 2007. É membro do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa (CLEPUL) das Universidades de Lisboa.

Fábio Varela Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor (2018) em Teoria da Literatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa CNPq. Mestre (2014) em Teoria da Literatura, com bolsa CAPES, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduado (2011), pela mesma universidade, no curso de Letras - Língua Portuguesa. A literatura brasileira, a literatura sul-rio-grandense, a biografia e as relações entre literatura e história são os principais focos das pesquisas e dos trabalhos realizados.

Downloads

Publicado

2018-11-09

Como Citar

MOREIRA, Maria Eunice; VARELA NASCIMENTO, Fábio. Erico Verissimo e Manoelito de Ornellas: relações literárias em epístolas. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 25–33, 2018. DOI: 10.5007/2175-7917.2018v23n2p25. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n2p25. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisadores docentes