Empoderamento feminino e literatura: uma proposta didática para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2020v25n2p203Resumo
A literatura na matriz curricular, no atual modelo brasileiro de educação, precisa contemplar a dupla função de formar o leitor literário e o cidadão crítico e receptivo às mudanças sociais e às diferenças de gênero. Diante disso, surge a singular necessidade da abordagem do feminismo na educação básica, a fim de disseminar a ideia de desconstrução de preconceitos preestabelecidos com relação à mulher na sociedade tradicional e patriarcal. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e interventiva, este trabalho tem o objetivo de apresentar às comunidades acadêmica e educacional abordagens metodológicas e literárias, que oportunizem a relação literatura e leitor, destacando a temática empoderamento feminino para o trabalho docente que fomente a formação do leitor literário. É intento desta pesquisa, ainda, discutir sobre o empoderamento feminino, bem como o papel e o espaço da mulher na história do Brasil, e na literatura clássica e contemporânea. O resultado desta pesquisa é a proposta didática apresentada que, por sua vez, torna-se uma alternativa para a formação do leitor, quando, a partir de uma mediação professoral adequada aos objetivos pretendidos e por meio de literatura feminina clássica e contemporânea, fomente nos estudantes o desejo da leitura literária.
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