Ouvidos atentos: as vozes plurais de Itamar Assumpção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2020v25n2p86

Resumo

Este trabalho apresenta uma leitura da canção “Prezadíssimos ouvintes”, de Itamar Assumpção e Domingos Pellegrini, gravada originalmente em 1985, no disco Sampa midnight isso não vai ficar assim, de Itamar Assumpção — um dos nomes mais representativos da “Vanguarda Paulista” — cena musical bastante irreverente e criativa, que despontou inicialmente nos limites do pequeno teatro Lira Paulistana — também um selo de música independente, no qual Itamar Assumpção gravou seu primeiro LP, o Beleléu leléu eu, em 1981. O objetivo deste estudo é mostrar que, entre as diferentes estratégias utilizadas por Itamar ao longo de sua carreira, está um modelo composicional que privilegia a multiplicidade de vozes e de gêneros, estabelecendo, assim, diálogos com sua memória cultural e/ou afetiva, como veremos na canção abordada. A análise tem como base, sobretudo, as noções de voz e oralidade, de Paul Zumthor (2010); de “vozes plurais”, de Adriana Cavarero (2011); e canção e entoação, de Luiz Tatit, (2002).

Biografia do Autor

Bruno César Ribeiro Barbosa, Instituto Federal de Alagoas,

Doutor em Estudos Literários - Universidade Federal de Alagoas (2019); licenciado em Letras - habilitação: Português / Literatura - Universidade Federal de Alagoas (2005). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), campus Marechal Deodoro. Possui experiência nas áreas de Letras e de Comunicação, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia brasileira contemporânea, canção popular, invenção, circulação e extensões poéticas.

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Publicado

2020-10-06

Como Citar

BARBOSA, Bruno César Ribeiro. Ouvidos atentos: as vozes plurais de Itamar Assumpção. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 86–100, 2020. DOI: 10.5007/2175-7917.2020v25n2p86. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2020v25n2p86. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Poéticas da Voz"