Em busca de elementos para uma história da literatura contemporânea: um olhar sobre a escrita de si em "Diário da Queda", de Michel Laub
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2013v18n1p113Resumo
O presente trabalho pretende contribuir sobre a compreensão das características da literatura brasileira contemporânea, a partir da obra Diário da Queda, de Michel Laub (2011). Diário da Queda conta o episódio de um menino não-judeu (João), de 13 anos, que sofre um “acidente”, narrado anos depois pelo seu principal causador (neto de um judeu sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz). As implicações da “queda” de João desencadeiam no narrador-protagonista uma série de questionamentos sobre identidade, memória e intolerância. A partir de tal produção, traçar-se-á uma breve análise sobre questões relativas à sua construção sintática peculiar e ao formato de diário. Além disso, estão em foco questões como o enfraquecimento do narrador e o enxugamento da narrativa. Para refletir, portanto, sobre as características estruturais da obra de Michel Laub, serão utilizados para balizar a análise, principalmente, os seguintes autores: Moriconi (1992), Süssekind (2000), Bauman (2001) e Lipovestsky e Serroy (2009), Castro (2009).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.