A escrita gendrada do gaucho nas narrativas transgressoras de Silvina Ocampo

Autores

  • Rafael Eisinger Guimarães Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2014v19n2p38

Resumo

O presente artigo aborda a obra narrativa da escritora argentina Silvina Ocampo, propondo uma leitura crítica dos contos em que a autora retrata a figura e os costumes do habitante da pampa rio-platense – o gaucho – a partir de estratégias de representação que rompem com a tradição mimética. O objetivo central desta análise é demonstrar como a narrativa de Ocampo opera uma ruptura no cânone da gauchesca que supera as inovações apresentadas pelas obras literárias classificada como regionalismo plástico por Angel Rama, por meio de uma escrita fortemente marcada por questões de gênero. Para tanto, este trabalho apropria-se do referencial teórico da crítica feminista contemporânea, em especial as discussões levantadas por Hélène Cixous, Alicia Ostriker e Nelly Richard. Com base no arcabouço teórico delineado, é realizada uma leitura crítica dos contos “La hija del toro”, publicado em em Las invitadas, de 1961; e “La muñeca”, que consta no livro Los días de la noche, de 1970, com uma atenção especial aos aspectos estéticos e temáticos desses textos.

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Publicado

2014-06-27

Como Citar

GUIMARÃES, Rafael Eisinger. A escrita gendrada do gaucho nas narrativas transgressoras de Silvina Ocampo. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 38–51, 2014. DOI: 10.5007/2175-7917.2014v19n2p38. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2014v19n2p38. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisadores docentes