A desconstrução da metafísica em Vozes Plurais, de Adriana Cavarero
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2021.e72079Resumen
Neste artigo, proponho descrever e comentar as configurações da ontologia vocálica da unicidade defendida por Adriana Cavarero na obra Vozes Plurais: Filosofia da expressão vocal publicada no Brasil em 2011. O interesse que Adriana Cavarero reserva à voz parte de sua crítica ao esforço metafísico em desvocalizar o logos, privilegiando a voz insonora da consciência frente à voz produzida por uma garganta de carne. Assim, a filósofa italiana defende a necessidade de recuperarmos um pensamento baseado na singularidade da voz, que acarreta a atenção a uma voz sonora e corpórea que seria, acima de tudo, essencialmente relacional. Em seguida, buscarei apresentar os elementos antagônicos entre a desconstrução de Cavarero e a proposta pelo filósofo Jacques Derrida, em especial às noções de singularidade e assinatura, caras às suas filosofias. Como veremos, a questão parece devidamente se localizar naquilo que ela e Derrida, em distinção, apontam como o elemento detentor de validade antimetafísica.
Citas
BARTHES, Roland. O grão da voz. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: Filosofia da expressão vocálica. Trad. de Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
CAVARERO, Adriana. Corpo in figure: filosofia e politica della corporeità. Milano: Feltrinelli, 1995.
CAVARERO, Adriana. Tu che mi guardi, tu che mi racconti. Filosofia della narrazione. Milano: Feltrinelli, 1997.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. de Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2013.
DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. Trad. de Maria Beatriz da Silva. São Paulo: Perspectiva, 2009.
DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
DERRIDA, Jacques. Torres de Babel. Trad. de Junia Barreto. Belo Horizonte:
UFMG, 2002
DERRIDA, Jacques; MIREILLE, Calle-Gruber. Scènes des différences. Où la philosophie et la poétique, indissociables, font événement d'écriture. Littérature. n, 142, p. 16-29, 2006. Disponível em: http://www.cairn.info/revue-litterature-2006-2-page-16.htm. Acesso em: 10 fev. 2020.
GUARALDO, Olivia. Pensadoras de peso: o pensamento de Judith Butler e Adriana Cavarero. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 15, n. 3, 2007.
LEVINAS, Emmanuel. Humanismo do Outro Homem. Trad. de Pergentino Stefano Pivatto. Petrópolis: Vozes, 1993.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
NASCIMENTO, Evando. Derrida e a literatura: “notas” de filosofia e literatura nos textos da desconstrução. São Paulo: É Realizações, 2015.
NETO, Moysés Pinto. O conceito de escritura em Derrida e a gramatologia da sua época. Veritas, Porto Alegre, v. 62, n. 2, p. 308-329, maio-ago. 2017.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Iamni Reche Bezerra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.