Entre o dilaceramento e a alegria: considerações sobre a velhice na literatura brasileira de autoria feminina
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2021.e78548Resumo
Este artigo apresenta um breve estudo sobre a velhice feminina representada na literatura brasileira escrita por mulheres. Parte de um preâmbulo que procura informar sobre a ausência do tratamento dessas personagens em nossa literatura para depois analisar narrativas curtas (contos e minicontos) das seguintes escritoras: Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Cíntia Moscovich e Alê Motta. A análise é ancorada no pensamento de Simone de Beauvoir, Natalia Ginzburg, Eurídice Figueiredo, Carmen Lucia Tindó Secco e outras pesquisadoras, que apresentam importantes reflexões sobre a velhice, com destaque para a questão da solidão, que se mostrou recorrente nas narrativas selecionadas para o corpus, mas tratada de forma distinta em cada uma delas. A intenção não é traçar um panorama de tais representações, o que demandaria um estudo de mais fôlego, mas apontar algumas recorrências e particularidades quanto à temática, sobretudo no que toca à autoria feminina. Saliente-se que o tema da velhice faz-se pertinente para a análise pois é pouco estudado na literatura brasileira em geral, o que aponta para a relevância desta investigação.
Referências
BEAUVOIR, Simone de. A velhice. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
COLTRO, Pedro. O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. SBPC Blog, 13 fev. 2020. Disponível em: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/blog/2020/02/13/lider-mundial/. Acesso em: 26 nov. 2020.
DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 26, p. 13-71, jul.-dez. 2005.
FIGUEIREDO, Eurídice. Por uma crítica feminista: leituras transversais de escritoras brasileiras. Porto Alegre: Zouk, 2020.
GINZBURG, Natalia. La vecchiaia. In: GINZBURG, Natalia. Mai devi domandarmi. Torino: Einaudi, 2002. E-book.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A cultura fitness e a estética do comedimento: as mulheres, seus corpos e aparências. In: STEVENS, Cristina Maria Teixeira; SWAIN, Tânia Navarro (Org.). A construção dos corpos: perspectivas feministas. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2008, p. 245-260.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina: contos. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LISPECTOR, Clarice. Laços de família: contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
MOSCOVICH, Cíntia. O reino das cebolas. In: MOSCOVICH, Cíntia. O reino das cebolas. Porto Alegre: L&PM, 2002. E-book.
MOTTA, Alê. Velhos. São Paulo: Reformatório, 2020.
PEREIRA, Luci Ruas. “Nas rugas do tempo”: presença do velho na literatura infantil brasileira. COLE, 13. Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: UNICAMP, 2001. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais13/arquivos/seminarios/pereira_luci.htm#_ftnref1. Acesso em: 20 nov. 2020.
PEREIRA, Maria do Rosário Alves. Corpo feminino e envelhecimento na obra de Lygia Fagundes Telles. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 56, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182019000100308. Acesso em: 17 ago. 2020.
SCHOLLHAMMER, Erik Karl. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
TELLES, Lygia Fagundes. Boa noite, Maria. In: TELLES, Lygia Fagundes. A noite escura e mais eu. São Paulo: Rocco, 1998a, p. 55-78.
TELLES, Lygia Fagundes. Entrevista. Cadernos de Literatura Brasileira, São Paulo, Instituto Moreira Salles, n. 5, mar. 1998b.
SECCO, Carmen Lucia Tindó. Além da idade da razão: longevidade e saber na ficção brasileira. Rio de Janeiro: Graphia, 1994.
XAVIER, Elódia. Narrativa de autoria feminina na literatura brasileira: as marcas da trajetória. Leitura – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, número especial de Literatura, Universidade Federal de Alagoas, n. 9, p. 87-95, 2. sem. 1996.
WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria do Rosário Alves Pereira, Claudia Cristina Maia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.