Escrita como contraponto aos silenciamentos: notas sobre As netas da Ema
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2022.e88348Palavras-chave:
Literatura brasileira contemporânea, As netas de Ema, Personagens femininas, Ditadura, SilenciamentosResumo
O presente artigo analisa as representações do feminino através das personagens presentes no romance As netas da Ema, publicado por Eugenia Zerbini em 2003, bem como o combate a diferentes formas de silenciamentos. A produção literária em análise contribui com a democratização da literatura ao abordar as experiências das mulheres ao longo das gerações, com ênfase em questões pertinentes para a categoria das mulheres, tais como a violência e o corpo, problematizando temas como a gestação, a maternidade, a menopausa, o estupro e o envelhecimento, e inserindo as mulheres no discurso histórico ao tematizar o período da ditadura militar brasileira e as sequelas que as agruras daquele período deixaram. Assim, podemos compreender As netas da ema como uma tentativa de combate a diferentes silenciamentos: o silenciamento que permeia o período da ditadura, e também o silenciamento das mulheres, que por décadas não foram ouvidas, tanto no campo social quanto no campo literário.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. Trad. de Christina Baum. 1. ed. 20ª reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. 1. ed. 4ª reimp. Vinhedo: Editora Horizonte, 2017.
FIGUEIREDO, Eurídice. A literatura como arquivo da ditadura brasileira. 1. ed. 1ª reimp. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
FIGUEIREDO, Eurídice. Por uma crítica feminista: leituras transversais de escritoras brasileiras. Porto Alegre: Zouk, 2020.
FIGUEIREDO, Eurídice. Violência e sexualidade em romances de autoria feminina. Revista Interdisciplinar, São Cristovão, UFF, v. 32, p. 137-149, jul.-dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/12872 Acesso em: 09 nov. 2020.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary: costumes de província. Trad. de Mario Laranjeira. 1ª reimp. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.
WOOLF, Virginia. Profissões para mulheres e outros artigos feministas. Porto Alegre: L&PM, 2019.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Trad. de Bia Nunes de Sousa. 1. ed. 6ª reimp. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
ZERBINI, Eugenia. As netas da Ema. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Janaína Buchweitz e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.