Ecos do preconceito na literatura: amor e sexualidade nos romances O guarani, de José de Alencar, e The virgin and the gipsy, de D.H. Lawrence
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e89465Palabras clave:
Literatura e História, Ficção e realidade, Preconceito, amor e sexualidade, O Guarani, de José de Alencar, The Virgin and the Gipsy, de D.H. LawrenceResumen
Este artigo discute as relações entre Literatura e História, procurando verificar as implicações entre o mundo de formas existente nos romances e o mundo do passado, com o objetivo de contribuir para o conhecimento da sensibilidade ocidental sobre o amor e a sexualidade, bem como sobre preconceitos raciais e de classe nos cenários do Brasil Monárquico e da Inglaterra da primeira metade do século XX. A metodologia reúne conceitos de Veyne, Bann, Frye, Bosi, entre outros, sobre a utilização do material literário pela História e desta pela Literatura, tomando, por continente empírico, O Guarani, de José de Alencar, e The Virgin and the Gipsy, de D.H. Lawrence. Os resultados obtidos demonstram que a personalidade dos autores influenciou as ficções por eles criadas, nas circunstâncias e limites históricos das épocas em que viveram.
Citas
ALENCAR, José Martiniano de. O Guarani. Porto Alegre: L&PM, 1998.
BANN, Stephen. As invenções da história: ensaios sobre a representação do passado. Trad. de Flávia Villas-Boas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1994.
BOSI, Alfredo. A Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1997.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.
DE MATOS, José Veríssimo Dias. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional, Departamento Nacional do Livro, 1915.
FARIA, Maria Tereza. Alencar: surpreendende não por ser exótico. In: ALENCAR, José Martiniano de. O Guarani. Porto Alegre: L&PM, 1998, p. 1-5.
FRYE, Norfthrop. Anatomia da crítica. Quatro ensaios. Trad. de Marcus de Martini; prefácio à edição brasileira João Cezar de Castro Rocha; prefácio à edição canadense Robert D. Denham. São Paulo: É Realizações, 2014.
HOLANDA, Sergio Buarque de. O Brasil Monárquico, Reações e Transações. São Paulo/Rio de Janeiro: Difel, 1976. v. 3. t. 2.
HUIZINGA, Johan. El concepto de la historia. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.
LAWRENCE, D. H. The Virgin and the Gipsy. A Project Gutenberg of Australia eBook, 1930. Disponível em: http://gutenberg.net.au/ebooks03/0301101h.html. Acesso em: 19 jan. 2023.
MOONEN, Frans. Anticiganismo: os ciganos na Europa e no Brasil. 3. ed. digital, revista e atualizada. Recife, 2011.
MOSCOVICI, Serge. Os ciganos entre perseguição e emancipação. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p. 653-678, set./dez. 2009.
MURAKAMI, Haruki. Kafka à beira-mar. Trad. de Leiko Gotoda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
ROBIN, Regine. Histoire et Linguistique. Paris: Librairie Armand Colin, 1973.
ROBSON, William Wallace. D. H. Lawrence. Encyclopaedia Britannica, v. 10, 1980.
VEYNE, Paul. Comment on ecrit l’histoire: essai d’épistémologie. Paris: Éditions du Seuil, 1971.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Alzira Lobo de Arruda Campos, Manoel Francisco Guaranha, Patrícia Margarida Farias Coelho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.