A leitura e a formação de leitores: um estudo bibliográfico sobre a leitura e a hora do conto
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e92551Palavras-chave:
Leitura literária, Hora do Conto, Mediação, Formação de leitoresResumo
Esta pesquisa objetiva apresentar a contribuição da leitura literária para a formação de leitores, voltada para a prática da Hora do Conto, alicerçados no Materialismo Histórico-Dialético e na Teoria Histórico-Cultural. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico sobre leitura literária e Hora do Conto, com levantamento do estado da arte utilizando-se de descritores. É necessário que o professor acredite que a literatura infantil está presente na escola para ir além da informação, que forneça condições para que seu aluno se interesse pela leitura literária, que consiga selecionar as leituras que mais lhe agrade, que o professor crie a necessidade pela leitura nesse leitor iniciante, que tenha claro que ler é bom, e que não é preciso atribuir tarefas monótonas após essa leitura. Na seleção dos trabalhos selecionados percebemos que a Hora do Conto se mantém como um momento de promoção de cultura, pois durante a sua realização não há preocupação com atividades em papéis, com leitura para pretexto, mas sim como leitura deleite, pois sabe que estão aprendendo pelo ato de ler, de ouvir e imaginar.
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