Lendo a Renascença do Harlem cem anos depois: contexto, nomes e influência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e92563

Palavras-chave:

Renascença do Harlem, Literatura afro-americana, Modernismo

Resumo

A Renascença do Harlem foi um movimento modernista de autoafirmação da identidade negra nas artes que, em diálogo a articulações anticoloniais, obteve seu apogeu na década de 1920, nos Estados Unidos. Muitos de seus autores, como Langston Hughes (1901-1964), Zora Neale Hurston (1891-1960), Bruce Nugent (1906-1987) e Nella Larsen (1891-1964) têm, atualmente, seus nomes atrelados ao movimento, mas, apesar disso, obtiveram percursos diferentes, marcados pelas intersecções entre classe, raça, gênero e sexualidade, presentes suas vidas e obras. É nosso objetivo, portanto, estudar algumas das obras desses autores, e isso é feito ao atentarmos para os diálogos e idiossincrasias entre as obras desses(as) autores(as) fundamentais ao movimento. Para tal, fundamentamo-nos nas contribuições de Walker (1975), Neal (1985), Gates and Lemke (1995), Hutchinson (2007), dentre outros(as). Observamos, com este estudo, a maneira como as percepções acerca desses(as) autores(as) e de suas respectivas lavras literárias reverberaram ao longo das décadas subsequentes ao declínio do movimento e até os dias atuais.

Biografia do Autor

Giovane Alves de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Has a masters degree (2021) by the Graduate Program in Literature and Interculturality (PPGLI) of the State University of Paraíba - Concept CAPES 4. Specialist (2022) in the Course of Languages and Literatures Teaching in Basic Education (UEPB/Campus III). Also has an undergraduate degree (2018) in Modern languages (English) by the same institution. He is currently a substitute professor at the Department of Letters and Arts at the State University of Paraiba, Campus I.

 

Referências

ANDREWS, William L.; FOSTER, Frances Smith; HARRIS, Trudier. The Concise Oxford Companion to African American Literature. New York: Oxford University Press, 2001.

BROTHER to brother. Direção e roteiro por Rodney Evans. Produzido por Aimee Schoof, Isen Robbins, Kim McKay e Rodney Evans. Estados Unidos: Wolfe Video, 2004. 90 min.

DAVIS, Thadious M. LARSEN, Nella. In: ANDREWS, William L.; FOSTER, Frances Smith; HARRIS, Trudier. The Concise Oxford Companion to African American Literature. New York: Oxford University Press, 2001. p. 252-253.

FERNANDES, Auricélio Soares; SOUZA, Giovane Alves de. A mulher preta e seu afã: uma leitura decolonial de “Sweat”, de Zora Neale Hurston. Revista de Letras Norte@mentos, v. 15, n. 41, p. 53-63, 2022. Available in: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10605. Accessed: January 5th, 2023.

FIRE (The Magazine) is Published. African-American Registry: Inspiring Young-Adults. Available in: https://aaregistry.org/story/fire-the-magazine-published/. Accessed: January 5th, 2023.

GATES, Henry Louis; LEMKE, Sieglinde. Introduction. In: HURSTON, Zora Neale. The complete stories. 1. ed. Harper Perennial, 1995. p. ix-xxiii.

GRANT, Than L. NUGENT, Richard Bruce. In: ANDREWS, William L.; FOSTER, Frances Smith; HARRIS, Trudier. The Concise Oxford Companion to African American Literature. New York: Oxford University Press, 2001. p. 314.

HUGHES, Langston. The Collected Poems of Langston Hughes. Edited by: Arnold Rampersad and David Roessel. New York: Vintage Books, 1995.

HUTCHINSON, George. The Cambridge Companion to the Harlem Renaissance. Cambridge: The Cambridge University Press, 2007.

LARSEN, Nella. Passing. In: LEWIS, David Levering (Org.) The Portable Harlem Renaissance Reader. New York: Penguin Books, 1995. p. 460-485.

LEWIS, David Levering (Org.) The Portable Harlem Renaissance Reader. New York: Penguin Books, 1995.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

MANGUEIRA, José Vilian; LEITE, Francisco Edson Gonçalves. Representação do feminino no conto “Sweat” de Zora Neale Hurston. Via Atlântica, 1(33), p. 285-299. 2018.

NUGENT, Richard Bruce. Smoke Lilies and Jade. In: LEWIS, David Levering (Org.) The Portable Harlem Renaissance Reader. New York: Penguin Books, 1995. p. 569-583.

NEAL, Larry. Langston Hughes, o poeta negro predileto da América. In: KOSTENALETZ, Richard (Org.). Viagem à literatura americana contemporânea. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica, 1985. p. 93-107.

PASSING. Direção de Rebecca Hall. Produzido por Nina Yang Bongiovi, Forest Whitaker, Margot Hand e Rebecca Hall. Estados Unidos: Netflix, 2021, 98 min.

SMOKE, Lilies and Jade. Direção de Deondray Gossett e Quincy LeNear. Estados Unidos, 2021.

STORSKOG, Camilla Carita. Literary Impressionisms: Resonances of Impressionism in Swedish and Finland-Swedish Prose 1880-1900. 2018. 186 f. Tese (Estudos Literários e Filológicos da área eslava, germânica e escandinava) – Faculdade de Doutoramento em Humanae Litterae, Universidade de Milão, 2018.

WALKER, Alice. In Search of Zora Neale Hurston. In: HURSTON, Zora Neale. The complete stories. 1. ed. NewYork: Harper Collins, 1995. p. 2-28.

Publicado

2023-05-23

Como Citar

SOUZA, Giovane Alves de. Lendo a Renascença do Harlem cem anos depois: contexto, nomes e influência. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 28, p. 01–13, 2023. DOI: 10.5007/2175-7917.2023.e92563. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/92563. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos