A literatura de viagem de Pablo Pérez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e92601

Palavras-chave:

Querido Nicolás, Queer, Estudos de gênero

Resumo

Esta entrevista visa dialogar com o escritor argentino Pablo Pérez. A publicação do livro Querido Nicolás despertou ainda mais o interesse em conversar com o escritor, visto que se trata de uma obra pautada também na temática gay/queer. Esta é uma leitura de interesse aos estudos de gênero e teoria queer e, principalmente, ao nosso grupo de pesquisa. Dessa forma, propusemos um debate do romance com o escritor, que aceitou prontamente.

Biografia do Autor

Nícollas Cayann Teixeira Dutra, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria e Graduando em Letras Espanhol pela mesma instituição. Phd Visiting na Università di Bologna e na Tallinna Ülikool. Professor de línguas na Antonio Meneghetti Faculdade nas disciplinas de Língua inglesa.

Juliana Prestes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora e Mestra em Letras Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduada em Letras pelo Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus Pato Branco e tem Especialização em TIC aplicadas à educação - EaD, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é professora de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental - Anos Finais, em escola privada e em cursinho preparatório, tutora EaD no curso de Letras Português e Literatura da UAB/UFSM e coorientadora de PIBIC Ensino Médio na UFSM.

Amanda Lais Jacobsen de Oliveria, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

É professora adjunta do magistério superior, na Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (FALET) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na cidade de Marabá-PA. Possui graduação em Licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco (2014), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2016) e doutorado em Letras pela mesma instituição (202i).

Referências

PÉREZ, Pablo. Un año sin amor. Buenos Aires: Perfil, 1998.

PÉREZ, Pablo. Querido Nicolás. Buenos Aires: Blatt & Ríos, 2016.

PÉREZ, Pablo. Positivo: Crónicas con VIH. Buenos Aires: DE Parado, 2019.

VERLAINE, Paul. Les voyages forment la jeunesse. Paris: La Revue Blanche, 1897.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Como Citar

DUTRA, Nícollas Cayann Teixeira; OLIVEIRA, Juliana Prestes de; OLIVERIA, Amanda Lais Jacobsen de. A literatura de viagem de Pablo Pérez. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 29, p. 01–07, 2024. DOI: 10.5007/2175-7917.2024.e92601. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/92601. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas