"As Razões do Indianismo": nas visadas críticas de Romero, Sodré e Coutinho
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e95277Palavras-chave:
Romantismo, Indianismo, Historiografia literáriaResumo
O artigo trata do tema do indianismo, como um dos traços característicos do Romantismo no Brasil, a partir das visadas historiográficas de Sílvio Romero, Nelson Werneck Sodré e Afrânio Coutinho. Destaca o lugar de Gonçalves Dias e José de Alencar como os nomes mais representativos do movimento romântico. Metodologicamente, o texto percorre as obras daqueles críticos, acerca da história da literatura no Brasil, particularmente as seções referentes ao Romantismo. A partir da perspectiva teórica assumida por cada um dos críticos, o artigo sublinha: i) em Romero, a compreensão do indianismo como expressão da nossa formação racial mestiça; ii) em Sodré, a perspectiva marxista que dá como razão do indianismo as relações de classe; iii) em Coutinho, a afirmação do indianismo a partir de fatores estéticos, não extrínsecos ao texto literário. As considerações finais trazem ainda alguns apontamentos sobre o indianismo romântico garimpados em Antonio Candido, Roberto Schwarz e Alfredo Bosi.
Referências
ALENCAR, José de. Iracema. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Publifolha, 1997.
BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Content/whatIs. Acesso em: 20/12/2023.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CANDIDO, Antonio. Fora do texto, dentro da vida. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987, p. 100-121.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: Momentos decisivos. (1750- 1836). 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. v. 1.
COUTINHO, Afrânio (dir.). A literatura no Brasil. (Preliminares). Rio de Janeiro: Editorial Sul Americana, 1968. v.1.
COUTINHO, Afrânio (dir.). A literatura no Brasil. (Romantismo). 2.ed. Rio de Janeiro: Editorial Sul Americana, 1969. v. 2.
FIGUEIREDO, Eurídice. Representações de etnicidade: perspectivas interamericanas de literatura e cultura. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Vira e mexe, nacionalismo: paradoxos do nacionalismo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
ROMERO, Sílvio. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1943. v. 1.
ROMERO, Sílvio. História da literatura brasileira: contribuições e estudos gerais para o exato conhecimento da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olímpio; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1980. v. 3.
ROMERO, Sílvio. História da literatura brasileira: contribuições e estudos gerais para o exato conhecimento da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olímpio; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1980. v. 5.
SCHWARZ, Roberto. Nacional por subtração. In: SCHWARZ, Roberto. Oue horas são? Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 29-48.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da literatura brasileira: seus fundamentos econômicos. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Geraldo Cantarela
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.