Formas de ódio e violência em Shakespeare

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e95657

Palavras-chave:

Dor, Ódio , Violência, Teatro, Shakespeare

Resumo

Neste artigo, abordo cinco peças de Shakespeare para discutir como o significado de formas de ódio e violência dependem de traços individuais de personagens. Nesse sentido, ódio e violência podem fazer com que personagens cômicos consigam alcançar alguma forma de reconciliação ou autodestruição no caso de personagens trágicos. N’A Comédia dos Erros, os irmãos Dromio, que são submetidos a violência por parte de seus donos, são os que encontram redenção apesar do sofrimento. N’O Mercador de Veneza, o ódio estrutural entre Antônio e Shylock parece configurar uma forma de sentido para eles. Em Henrique V, a habilitação de violência durante um período de guerra parece sugerir que a capacidade para violência é inerente ao ser humano. Essa sugestão é observada também em Tito Andrônico, em que Shakespeare explora os efeitos traumáticos da violência em uma esfera mítica. Finalmente, em Macbeth, vemos como um personagem acostumado com a violência da guerra pode ter sua própria natureza mudada quando é forçado a involuntariamente cometer um assassinato fora do contexto de guerra.

Biografia do Autor

Tiago Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Have a major in English focusing on literary studies, having written my undergraduate monography about William Shakespeare. I have a Masters’ degree in literary studies (with emphasis in literary theory) and I am currently a doctoral student in literary studies (with emphasis in anglophone literatures), writing a dissertation about Shakespeare’s Macbeth.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

CARVALHO, Tiago. Formas de ódio e violência em Shakespeare. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 29, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5007/2175-7917.2024.e95657. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/95657. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos