O periodismo responde

Autores

  • Simone Regina Dias UNIVALI

Resumo

Ao tomar a reflexão de Raymond Williams a propósito das produções formativas, verifica-se que as formações não se identificam totalmente com as instituições formais2, ou seus significados e valores formais, mas se relacionam com estruturas sociais reais. Quer dizer, ainda que não sejam a expressão pura e simples das instituições, as formações apresentam traços dominantes do pensamento de certos grupos de professores, representantes das entidades reguladas, no caso, das universidades. Desta assertiva, chega-se também a outra averiguação: grande parte dos textos publicados nos periódicos, lidos aqui como formações, são resultados de pesquisas que professores e alunos vêm desenvolvendo em suas respectivas áreas de atuação, contribuindo para o caráter vinculativo das formações e instituições. A partir da leitura das revistas e do vasto material que circula nessas formações, detenho-me aqui, para um breve exame sobre a abordagem da poesia nos seguintes periódicos: José e Almanaque nos anos 70, Tempo Brasileiro e 34 Letras nos 80.

Biografia do Autor

Simone Regina Dias, UNIVALI

Possui graduação em Comunicação social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente, é professora da Universidade do Vale do Itajaí e atua ainda em cursos de especialização em Estratégias da comunicação na Universidade Tuiuti (Curitiba) e no IBES (Blumenau). Tem experiência na área de Letras e na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: periodismo, comunicação organizacional, gestão de pessoas, processos comunicacionais, crítica cultural, pós-modernidade e literatura. Há cinco anos, atua no ensino a distância.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1999-01-01