Olhos pardos e Olhos Vermelhos: Ana C. & Chacal
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2010nesp3p105Resumo
É preciso uma geração para definir um poeta ou um poeta para definir uma geração? Para Ana Cristina Cesar e para Chacal as respostas seriam diferentes. Mesmo que tenham sido poetas de uma mesma época, não podem ser considerados donos de uma poética similar com uma mesma ideologia ou postura poética. Chacal, um dos “bichos-grilos” da “marginalidade poética” carioca manteve uma postura anti-literária, ou anti-formalista, avessa à intelectualidade e à fala acadêmica, se posicionando frente a uma opção marginal, mais tarde descaracterizando esta opção para que sua poética fosse lançada, e “consagrada”, no mercado editorial. Já Ana Cristina Cesar, manteve uma postura distanciada da dita marginalidade literária da década de setenta, mesmo que sempre presente nas discussões sobre o tema da época. Por isso mesmo, fazia parte dos poetas e críticos “acadêmicos” que discutiam o assunto de forma literária e crítica, além do seu fazer poético. A fim de discutir essa dicotomia na geração de poetas da década de setenta no Rio de Janeiro, nesta monografia, os poetas Ana Cristina Cesar e Chacal são expostos para uma análise de suas posturas diante das opções, ou ausência delas, marginal e babélica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.