Tempo dissolvido, tempo do crime: a escritura do contemporâneo de Leonardo Gandolfi
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2013v13n19p47Resumo
No livro de poemas A morte de Tony Bennett, de Leonardo Gandolfi, é possível reconhecer os traços de uma escritura do contemporâneo. Não apenas por se tratarem de poemas escritos e publicados nos últimos anos, mas pelo fato de trazerem em si as marcas do deslocamento, fragmentação e perda que caracterizam a ideia do contemporâneo segundo Giorgio Agamben. Gandolfi escreve a partir de um processo de composição em que cenas narrativas se imobilizam e se dissolvem, para então se transformarem em poesia. O poeta também dá sinais de aproximar o gesto da escrita de um ato criminoso, ao compor um universo poético povoado por assassinos, vítimas, investigadores e espiões. A proposta deste artigo é mergulhar nessa escritura de transgressão e dissolução tendo como disparador o poema “Nosso tempo”, de Carlos Drummond de Andrade. A ideia é buscar, a partir da colisão desses textos, a compreensão das formas segundo as quais o contemporâneo se escreve e é escrito na poesia de Leonardo Gandolfi.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.