Rubem Fonseca e o selo do terror
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2014v14n21p51Resumo
Em 1969, o conto “O quarto selo (Fragmento)”, de Rubem Fonseca, é publicado no livro de contos intitulado Lúcia McCartney. Esta narrativa surge um ano depois da publicação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), o qual representou a potencialização do autoritarismo estatal no Brasil. Neste sentido, a relação entre tal circunstância histórica e o referido texto literário é considerada em nossa análise. A propósito, consideramos a inspiração relativa ao Apocalipse bíblico para a composição da respectiva trama, bem como os possíveis significados simbólicos decorrentes ali configurados. Assim, o terror e a brutalidade esteticamente representados podem ser entendidos em dois sentidos: uma sutil denúncia contra as práticas autoritárias estatais então vigentes; além disto, estas representações surgem como uma profecia distópica. Por outro lado, os momentos de ruptura da causalidade presentes na produção literária também são discutidos. Logo, eles são analisados segundo as relações entre forma e conteúdo artisticamente configuradas.
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