Entre o ver e o ser visto: notas sobre a visibilidade do homem e do animal no cinema e na literatura

Autores

  • Carolina Anglada de Rezende Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-784X.2015v15n24p34

Resumo

Este artigo pretende estabelecer interseções entre a produção cinematográfica Ex isto, de Cao Guimarães, e a obra literária que a motiva, Catatau, de Paulo Leminski, tendo como eixo a discussão sobre as posições ocupadas pelo homem e pelo animal. A fim de evidenciar as implicações de uma inversão crítica propiciada pela exposição do homem, que é perscrutado, e torna-se, imagem, e do animal, que se posiciona como o detentor do olhar, recorremos ao pensamento de George Didi-Huberman, Giorgio Agamben e Michel Foucault.

Biografia do Autor

Carolina Anglada de Rezende, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Literaturas Modernas e Contemporâneas pela FALE-UFMG (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - UFMG).

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Publicado

2015-03-23