Joaquim Bandeira: jogos onomásticos e nova gnomonia. De Manuel Bandeira a Dalton Trevisan via Joaquim Pedro de Andrade II
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2019v19n30p25Resumo
O presente texto retoma a abordagem da relação afetivo-artística de três intelectuais brasileiros de três gerações diferentes: Manuel Bandeira, Dalton Trevisan e Joaquim Pedro de Andrade – antes a partir do cinema (em texto de 2010), agora a partir da poesia e da circunstância. O primeiro e único poema de Bandeira publicado na revista Joaquim, dirigida pelo jovem Dalton, em 1948, o “Rondó do atribulado do Tribobó” (depois reunido em Mafuá do malungo), apresenta um jogo de cena em que os personagens são três infantes e uma “distintíssima senhora”, sua mãe, sendo que este poema remete para o futuro de forma surpreendente, o que se busca demonstrar pela via dos “jogos onomásticos”, da “nova gnomonia” e dos “versos de circunstância” de Manuel Bandeira.Referências
ANDRADE, Mário de. Cartas a Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d., p. 20.
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida 20. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993 [1966].
DI LEONE, Luciana. “Poesia de roda. Notas a partir do convívio poético entre Alfonso Reyes e Manuel Bandeira”. Sociopoética, v. 1, n. 16, jan. / jun., p. 39, 2016.
FONSECA, Edmur. “E agora, José”. Joaquim n. 19, p. 5. jun. 1948.
LAFON, Michel; PEETERS, Benoît. Nous est un autre. Enquête sur les duos d’écrivains. Paris: Flammarion, 2006.
WERNECK, Humberto. O desatino da rapaziada. Jornalistas e escritores em Minas Gerais (1920-1970). 2. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.