Interpassividade e anonimato: o caso dos pasquins em "La Mala Hora"
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2019v19n30p87Resumo
Neste artigo, pretende-se discutir sobre a função temática e estética dos pasquins (bilhetes anônimos) presentes na composição da narrativa de La mala hora (1962), romance escrito por Gabriel García Márquez. Para isso, será realizada uma aproximação entre literatura e psicanálise, considerando as ideias apresentadas por Slavoj Zizek, no capítulo II, em seu livro Como ler Lacan (2010). Ao relacionar as reflexões de Zizek sobre o coro grego (artifício teatral) e o ciberespaço (artifício virtual) com os pasquins (artifício literário), tem-se o objetivo de averiguar o que esses meios – enquanto espaços de representação – têm em comum, para então compreender os efeitos de sentido dos pasquins na narrativa.Referências
BELLEMIN-NOEL, Jean. Psicanálise e Literatura. São Paulo: Editora Cultrix, 1978, p.13.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 268, grifo do autor.
ZIZEK, Slavoj. Como ler Lacan. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
MÁRQUEZ, Gabriel García. Textos andinos, obras jornalísticas 2, 1954-1955. Recompilação e prólogo de Jacques Gilard. Tradução Remy Gorga, Filho e Léo Schlafman. Rio de Janeiro: Record, 2006, p. 58.
MÁRQUEZ, Gabriel García. La mala hora. 5. ed. Buenos Aires: Debolsillo, 2010, p. 152.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8.ed. Curitiba: Positivo, 2010, p. 567.
MARTIN, Gerald. Gabriel García Márquez: uma vida. Tradução de Cordelia Magalhães. Rio de Janeiro: Ediouro, 2010, p. 199.
JOSEF, Bella. História da literatura hispano-americana. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, Francisco Alves Editora, 2005, p. 280.
Carlos Ceia: s.v. “coro”, E-Dicionário de Termos Literários (EDTL), coord. de Carlos Ceia, http://www.edtl.com.pt, consultado em 04-05-2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.