Babel - vista dos anacronismos da revista
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784x.2008v8n12p81Resumo
Em um de seus contos mais conhecidos, “A Biblioteca de Babel”, que integra o livro Ficções – de 1944, Borges constrói uma “situação filosófico-narrativa”, na expressão de Beatriz Sarlo1, para explicar a realidade como uma biblioteca sem fim que abriga uma quantidade também infinita de livros, em sua maioria, inúteis. Um dos bibliotecários, narrador do conto, explica que se supõe que cada volume contenha uma possibilidade de realidade, por isso a busca por alguém que consiga decifrar os volumes escritos em línguas desconhecidas. Talvez o cerne de toda a obra borgiana, na realidade (se é que essa expressão tem algum efeito falando de Borges), absolutamente presente em Ficções, mais ainda no conto “A Biblioteca de Babel”, seja a questão do real e sua relação com a linguagem. “A Biblioteca de Babel” é o universo, um caos insolitamente ordenado e inesgotável, onde cada homem pode encontrar justificativas para sua própria existência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.