O Sol Laranja e Negro de João Cabral de Melo Neto
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2011nesp4p70Resumo
O poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto publica Sevilha andando em 1990, já aposentado da carreira diplomática que lhe possibilitou o contato com a cidade e o povo sevilhano, desde 1956, quando trabalha em pesquisas históricas no Arquivo das Índias de Sevilha. Após ter morado em cidades como Londres, Marselha e Barcelona, é transferido para a andaluza Cadiz, e novamente reside em Sevilha em 1962. Tendo ainda passado no decorrer de sua carreira diplomática por Berna, Senegal e Honduras, é a Andaluzia que se estabelece como lugar da linguagem poética e concreta, eleita Sevilha a cidade onde os elementos de sua poesia se realizam em lâmina, pedra, o sol laranja e negro, a mulher que anda. Sevilha andando e Andando Sevilha finalizam sua produção poética e reproduzem em serena e bruta semelhança o homem da terra que lhe remete ao sertanejo, a Pernambuco, a Recife.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.