Documentos do Presente: O Cinema no Lixo
Resumo
Num de seus últimos livros, Tiempo pasado, Beatriz Sarlo emprega, de início, dois adjetivos pouco alvissareiros para entrar em assunto, como corresponde a seu “estilo”, claro e objetivo: o passado é sempre conflitivo, escreve para começar; no passado existe algo intratável, afirma em seguida. No cenário que arma, mantêm-se em tensão a memória e a história: “a memória desconfia de uma reconstrução que não ponha em seu centro os direi-tos da lembrança (direitos de vida, de justiça, de subjetividade)”, mas a história “nem sem-pre pode acreditar na memória” (SARLO, 2005: 9). Recordar não é apenas viver, conforme o adágio popular, mas sim viver aqui e agora, uma vez que a memória é necessariamente posta em ação no presente. Porém, como se sabe, o passado somente chega ao presente se restou alguém para contar a história, e se esse alguém não estiver proibido de fazê-lo, como freqüentemente ocorre. Nem o futuro nietzscheano, nem o passado moderno: o tempo pre-sente propõe, segundo ela, o império do “instante”, ao mesmo tempo em que transforma o museu e seus habitantes em personagens e casas de espetáculo: “as sociedades ocidentais vivem uma era de auto-arqueologização” (MAIER apud SARLO, 2005: 11). Trata-se de um novo avatar da tendência irresistível do tempo presente à monumentalização, que podemos chamar de “neohistoricismo”.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Jorge Hoffmann Wolff
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.