Literatura e Infância
Resumo
“Burrinha”, “simples” e “simpática”: com essas palavras Clarice Lispector define a personagem cuja vida íntima irá contar na narrativa A vida íntima de Laura, que é uma galinha. A história começa com a explicação do que viria a ser uma "vida íntima", e nos diz que para contar a vida íntima de alguém é necessário ser capaz de compreender detalhes simples que geralmente não percebemos. Depois disso, nos inteiramos de que Laura é uma galinha quase comum, não fosse a posição que o texto assume frente ao mundo, isto é, a vida humana e a vida animal não estão pensadas como separadas, inertes na hierarquia da cadeia evolutiva, a vida de uma galinha e a de uma mulher equivalem-se. Meio marrom, meio ruiva, Laura tem um pescoço estranho, mas é simpática e amável. Não é muito inteligente, entretanto, não é de todo burra porque ao ciscar escolhe coisas que não lhe fazem mal. Laura é casada com Luís, um galo muito vaidoso e que gosta dela. Sua principal qualidade era botar muitos e muitos ovos. Essa qualidade de Laura a relaciona diretamente com a personagem da galinha e outra narrativa de Clarice Lispector, “Feliz Aniversário”, do livro Laços de Família, que botou um ovo em meio à decisão da família de transformá-la em alimento, prato principal da refeição sagrada do domingo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Susana Scramim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.