Sobre literatura, crianças, adultos e outros bichos
Resumo
criança, enquanto outro do adulto, é produção recente. Entre outras coisas, a literatura ajudou na produção do infante, e já que falo em produção, vou empregar dois outros termos de economia. Digamos que de adulto subdesenvolvido a criança passou a ser considerada como ser humano em desenvolvimento. Ou seja: a coisa mudou, mas não muito. A infância seria fase de incompletude, de imperfeição, de inacabamento, cujo telos é a vida adulta. E é desta que surge a produção artística, cultural e social que produz a criança, criada (mesmo etimologicamente a criança é criação) à nossa imagem e semelhança1 – para servir à imagem e semelhança de nós, adultos – como se fôssemos a origem e o destino da criança – alguém que não teria a menor chance no mundo – um mundo de adultos – sem (justamente quem?) os adultos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Jair Tadeu Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.