Metodologia de avaliação de necessidade futura de competências essenciais em organizações de P&D, com base no processo de geração do conhecimento

Suzana Maria Valle Lima, Antônio Maria Gomes de Castro, Magali dos Santos Machado

Resumo


O trabalho tem por objetivo a apresentação de metodologia para avaliar prioridades de desenvolvimento de competências essenciais, no futuro, em uma organização de P&D. A metodologia baseia-se na modelagem do processo de geração em determinada área de conhecimento – isto é, da cadeia de conhecimento envolvida - e na avaliação de indicadores atuais e futuros (importância e domínio) de cada etapa desse processo, por especialistas, utilizando Técnica Delphi. A metodologia permite também que se avalie a necessidade de investimentos em infra-estrutura, para apoiar as necessidades de desenvolvimento humano, com base na mesma cadeia de conhecimento. Apresenta-se a aplicação da metodologia em uma organização pública de P&D agrícola, detalhando-se os passos para sua utilização. Ao final, discutem-se pontos fracos e fortes da metodologia, bem como alternativas para seu desenvolvimento.

Palavras-chave


Vantagem competitiva; Competências essenciais; Processo de geração de conhecimento; Cadeia do conhecimento; Necessidades de competências no futuro.

Texto completo:

PDF


Rev. Psi: Org e Trab R. Eletr. Psico., ISSN 1984-6657, Brasília, Brasil.