Transferência de Treinamento e Impacto do Treinamento no Trabalho: Análise Crítica da Literatura

Thais Zerbini, Gardênia Abbad

Resumo


As organizações atualmente investem grandes quantias em ações formais de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas (TD&E) com a intenção de que um grande número de funcionários e profissionais
transfira positivamente os conhecimentos aprendidos para o ambiente de trabalho. Torna-se necessário, portanto, entender como ocorrem os processos de transferência de aprendizagem para diferentes ambientes
corporativos e profissionais. Com base na literatura nacional e estrangeira de Psicologia Organizacional e de TD&E dos últimos 20 anos, o presente artigo pretende contribuir com a área de avaliação de sistemas
instrucionais corporativos e abertos, ao apresentar uma análise crítica da literatura sobre Transferência de Treinamento e Impacto do Treinamento no Trabalho, discutindo conceitos, definições e medidas e apresentando resultados de pesquisas. Discute-se a qualidade dos instrumentos de medida existentes, bem como o relacionamento entre variáveis de interesse em TD&E. As considerações finais da análise destacam a importância de investigar as características da clientela e dos treinamentos, as reações e aprendizagem dos treinandos e as condições necessárias à expressão das competências no ambiente de trabalho do egresso,
seja ele corporativo ou aberto.

Palavras-chave: avaliação de treinamento, impacto do treinamento no trabalho, transferência de
treinamento.


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Rev. Psi: Org e Trab R. Eletr. Psico., ISSN 1984-6657, Brasília, Brasil.