Efeitos do nível de benefício utilitário sobre a duração do comportamento

Autores

  • Roberta Horta Barbosa Filgueiras Pohl UnB - Brasília - DF
  • Jorge M. Oliveira-Castro UnB - Brasília - DF
  • Lílian Bertoldi UnB - Brasília - DF
  • Ana Lúcia Lourenzo UnB - Brasília - DF

Resumo

De acordo com o Modelo na Perspectiva Comportamental (Foxall, 1990; 1997; 1998), o comportamento do consumidor ocorre na interseção entre o cenário de consumo e a história de aprendizagem do indivíduo, a qual sinaliza conseqüências aversivas e reforçadoras informativas (i.e., nível de status) e utilitárias (i.e., valor do uso). EsSe modelo foi adotado no presente estudo, com o objetivo de investigar os efeitos do nível utilitário de produtos sobre a duração do comportamento de procura. Para tal, metodologias de observação direta (Oliveira-Castro, 2003) e de classificação de marcas (Foxall, Oliveira-Castro e Schrezenmaier, 2004) foram utilizadas. Foram realizadas 1020 observações de compradores em situação real de procura para dois produtos selecionados (Maionese e Biscoito Doce). O instrumento para classificação do nível utilitário foi elaborado de modo análogo ao de nível informativo (Pohl, 2004) e respondido por 232 consumidores. O questionário buscou identificar o quanto diferentes atributos podem aumentar o valor dos produtos. A classificação dos atributos baseou-se, em parte, nos resultados de ANOVAs, com o auxílio de testes Post Hoc (Tukey). Os resultados indicaram maior tempo de procura para o maior nível de benefício utilitário para apenas um dos produtos, sugerindo que essa relação pode ser específica para diferentes categorias de produtos.

Biografia do Autor

Roberta Horta Barbosa Filgueiras Pohl, UnB - Brasília - DF

Graduação em Psicologia pelo UniCEUB (1998) e mestrado em Psicologia pela UnB (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2008-11-03

Edição

Seção

Artigos