Efeitos do nível de benefício utilitário sobre a duração do comportamento
Autores/as
Roberta Horta Barbosa Filgueiras Pohl
UnB - Brasília - DF
Jorge M. Oliveira-Castro
UnB - Brasília - DF
Lílian Bertoldi
UnB - Brasília - DF
Ana Lúcia Lourenzo
UnB - Brasília - DF
Resumen
De acordo com o Modelo na Perspectiva Comportamental (Foxall, 1990; 1997; 1998), o comportamento do consumidor ocorre na interseção entre o cenário de consumo e a história de aprendizagem do indivíduo, a qual sinaliza conseqüências aversivas e reforçadoras informativas (i.e., nível de status) e utilitárias (i.e., valor do uso). EsSe modelo foi adotado no presente estudo, com o objetivo de investigar os efeitos do nível utilitário de produtos sobre a duração do comportamento de procura. Para tal, metodologias de observação direta (Oliveira-Castro, 2003) e de classificação de marcas (Foxall, Oliveira-Castro e Schrezenmaier, 2004) foram utilizadas. Foram realizadas 1020 observações de compradores em situação real de procura para dois produtos selecionados (Maionese e Biscoito Doce). O instrumento para classificação do nível utilitário foi elaborado de modo análogo ao de nível informativo (Pohl, 2004) e respondido por 232 consumidores. O questionário buscou identificar o quanto diferentes atributos podem aumentar o valor dos produtos. A classificação dos atributos baseou-se, em parte, nos resultados de ANOVAs, com o auxílio de testes Post Hoc (Tukey). Os resultados indicaram maior tempo de procura para o maior nível de benefício utilitário para apenas um dos produtos, sugerindo que essa relação pode ser específica para diferentes categorias de produtos.
Biografía del autor/a
Roberta Horta Barbosa Filgueiras Pohl, UnB - Brasília - DF
Graduação em Psicologia pelo UniCEUB (1998) e mestrado em Psicologia pela UnB (2004).