Criatividade nas organizações: análise da produção científica nacional em periódicos e livros de Administração e Psicologia

Autores

  • Maria de Fátima Bruno-Faria UnB - Universidade de Brasília
  • Heila Magali da Silva Veiga UnB - Universidade de Brasília - DF
  • Laura Ferreira Macêdo UnB - Universidade de Brasília - DF

Resumo

O objetivo principal do presente artigo é apresentar um panorama da produção científica sobre criatividade no contexto das organizações no Brasil. A revisão da literatura foi realizada com base em artigos científicos publicados em revistas de Administração e de Psicologia, livros e trabalhos apresentados no principal congresso de Administração no país, no período de 1997 a setembro de 2006. Os artigos foram lidos na íntegra, com o objetivo de analisar os objetivos, as opções teóricas e metodológicas dos autores e as principais contribuições para o avanço da compreensão sobre o tema. Constatou-se um aumento substancial na produção científica nos últimos 10 anos onde predominam estudos no campo da Administração, embora com uma carência de abordagens teóricas produzidas no país e a predominância de estudos descritivos e exploratórios. Temas como processo criativo, criatividade em grupo, medidas de criatividade no contexto organizacional, dentre outros, necessitam ser investigados. Por fim, apresenta-se uma agenda de pesquisa com a finalidade de estimular o incremento de estudos científicos sobre o tema e que possam subsidiar a prática no contexto organizacional, bem como mostrar a necessidade de se avançar na compreensão da criatividade em sua complexidade.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos