Ocorrência da espécie invasora Corbicula fluminea (Bivalvia, Corbiculidae) no rio Sapucaí (São Paulo, Brasil)

Autores

  • Marina Peixoto Vianna
  • Wagner Eustáquio Paiva Avelar

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p59

Resumo

As invasões biológicas estão adquirindo importância cada vez maior, tanto pelos problemas ecológicos causados quanto pelos impactos econômicos. Corbicula fluminea (Müller, 1774), é um bivalve exótico invasor introduzido no Brasil na década de 1970, que colonizou os principais rios das regiões sul e sudeste do país. A espécie, devido às adaptações ao ambiente, à velocidade de colonização e ao sucesso reprodutivo, entre outros parâmetros, ocupa rapidamente os substratos preferenciais da fauna de bivalves nativos. O presente estudo registra a ocorrência da espécie invasora no rio Sapucaí, estado de São Paulo. Foram realizadas amostragens em dois pontos com sedimentos diferentes, arenoso e lodoso. Foram realizadas análises granulométricas e determinado o teor de matéria orgânica dos sedimentos. Os animais encontrados em substrato arenoso apresentaram maiores densidades, maiores médias de tamanho e, consequentemente, maiores médias de biomassa.

Biografia do Autor

Marina Peixoto Vianna

Possui Graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - USP (2001). Possui Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Ciências, área de concentração Biologia Comparada também pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - USP. Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia de invertebrados e Ecologia. Linha de pesquisa em bioinvasões aquáticas, com destaque para moluscos de água doce.

Wagner Eustáquio Paiva Avelar

Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é prof dr da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Utilização dos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: bivalvia, mollusca, anatomia, avaliação e corbiculidae.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos