Sobre a Revista

Foco e Escopo

Biotemas visa publicar manuscritos em todas as subáreas das Ciências Biológicas e tem como público-alvo pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação.

Submissões em áreas relacionadas (Ciências Agrárias, Veterinárias, da Saúde, entre outras) só serão aceitas na medida em que se relacionarem diretamente com a prática ou teoria das Ciências Biológicas. Submissões na área de Educação não são aceitas.

A revista está reforçando seu foco na área de Ciências Biológicas. Assim, os artigos publicados antes de 2013 nas áreas relacionadas citadas anteriormente podem não refletir o escopo atual da revista.

Caso os autores tenham dúvidas a cerca do enquadramento do tema de seu manuscrito ao escopo da revista, recomendamos, fortemente, que façam consulta prévia, através do endereço <biotemas@ccb.ufsc.br>.

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada manuscrito é submetido à avaliação de ao menos dois consultores na área do mesmo. O tempo de avaliação é de até 28 dias. Os avaliadores ad hoc são Doutores, Mestres ou Especialistas de reconhecido saber na área dos manuscritos. A avaliação é cega. Para determinadas áreas, o manuscrito passa pela avaliação prévia de um Editor de Área especializado.

Periodicidade

Trimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Qualis CAPES

Algumas áreas do conhecimento não foram atualizadas, em 2016, no sistema Qualis CAPES. 

BIODIVERSIDADE C

CIÊNCIAS AGRÁRIAS I B5

CIÊNCIAS AMBIENTAIS B4

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II C

FARMÁCIA C

MEDICINA VETERINÁRIA B4

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA B1

Para maiores informações consulte o site do Qualis CAPES

Estatísticas e Métricas da Revista Biotemas

Awstats - julho 2008 - junho 2017

Google Acadêmico - Artigos mais citados

Metabase - Estatísticas Counter e Google Analytics - 2017 - presente

Histórico do periódico

A revista Biotemas lançou seu primeiro número em 1988, tendo uma versão impressa até 2007. A partir deste ano, se tornou uma publicação exclusivamente eletrônica. Inicialmente era uma revista semestral, sendo que a partir de 2006 passou a ser trimestral. pesquisa, empírica ou teórica, nas áreas previstas na linha editorial da revista.