Nidificação da andorinha azul-e-branca (Pygochelidon cyanoleuca) em ambiente urbano do Sudeste do Brasil

Autores

  • Zélia da Paz Pereira Universidade de Brasília (UnB)
  • Celine Melo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p117

Resumo

Pygochelidon cyanoleuca é uma espécie comum, porém pouco se conhece sobre sua biologia e história de vida no ambiente urbano do Sudeste do Brasil. O objetivo deste estudo foi acompanhar a reprodução da espécie neste ambiente. Foi investigado o número total de ninhos, pico de nidificação, local de construção, forma, composição e padrão de distribuição dos ninhos, sucesso e as possíveis causas de insucesso reprodutivo. O estudo foi realizado entre julho e dezembro de 2007, no saguão da biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia, em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Os ninhos foram rastreados em canaletas de fiação elétrica e luminárias no teto do saguão. Foram encontrados 33 ninhos, sendo 31 ativos.  Dois picos de nidificação foram observados (agosto e novembro). A maioria dos ninhos teve forma de plataforma. O padrão de distribuição foi do tipo agregada. Houve sucesso em 19,4% dos ninhos. As causas de insucesso foram predação e inviabilidade de ovos. Pygochelidon cyanoleuca foi razoavelmente bem sucedida e conseguiu se aproveitar da estrutura do teto da biblioteca para construir seus ninhos. No entanto, a elevada freqüência de ovos inviáveis ressalta a necessidade de estudos sobre os potenciais efeitos da urbanização em aves e outros organismos no Cerrado e outras regiões brasileiras.

Biografia do Autor

Zélia da Paz Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

raduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU - 2008), possui experiência na área de Ecologia, com trabalhos voltados para Ornitologia, buscando estudar aspectos da história de vida (reprodução, sobrevivência, etc) de aves do Cerrado. Também possui trabalhos com enfoque nas respostas dadas pelas aves à urbanização. Atualmente é aluna do curso de Mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Celine Melo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professora adjunto 2 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Ecologia e Educação Ambiental, com ênfase em Aves, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, conservação, reprodução e interação.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos