Poleiros artificiais como modelo de nucleação para restauração de ambientes ciliares: caracterização da chuva de sementes e regeneração natural

Autores

  • Aline Luiza Tomazi Universidade Regional de Blumenau
  • Carlos Eduardo Zimmermann Universidade Federal do Paraná
  • Rudi Ricardo Laps

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p125

Resumo

Os ambientes ciliares são importantes para a manutenção de processos ecológicos e de benefícios sócio-ambientais. Porém, com a crescente pressão antrópica, uma parcela significativa da vegetação ciliar da Mata Atlântica foi removida. Torna-se assim, urgente a aplicação de técnicas restaurativas nestes ambientes. Nesse contexto, o modelo de nucleação com 18 poleiros artificiais foi avaliado para a restauração de uma área ciliar em Gaspar, SC, Brasil, através da caracterização da chuva de sementes e regeneração natural. Em dois anos de estudo foram coletadas 21.864 sementes de 51 morfoespécies e registradas 42 espécies na regeneração. Sementes zoocóricas, pertencentes a 15 famílias botânicas, compuseram 17% do total e 19,05% das espécies da regeneração natural. As famílias Asteraceae e Poaceae foram as mais representativas. Os poleiros artificiais exerceram a função nucleadora ao contribuírem com a chuva de sementes zoocóricas. Porém, possivelmente, devido a diferentes barreiras não avaliadas nesta pesquisa, parte destas sementes não foi recrutada. Recomenda-se a aplicação da técnica para a atração de dispersores em áreas degradadas semelhantes ao estudo.

Biografia do Autor

Aline Luiza Tomazi, Universidade Regional de Blumenau

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2009). Recentemente atuou como técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: natureza, conservação e restauração de áreas degradadas.

Carlos Eduardo Zimmermann, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991), graduação em Ciências Licenciatura de Primeiro Grau pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1988) e mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é outro (técnico nível superior) da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia da Dispersão de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: aves - anilhamento - conservação, aves - anilhamento - biometria - conservação, levantamento - distribuição geográfica - aves, avifauna - conservação - fragmentação florestal e aves - dispersão - sementes - ecologia. Atualmente cursa doutorado na universidade Federal do Paraná, no curso de Ecologia e Conservação.

Rudi Ricardo Laps

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Ecologia (Frugivoria e dispersão de sementes de palmiteiro Euterpe edulis na Mata Atlântica do Estado de São Paulo) pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ecologia (Efeito da fragmentação e alteração do hábitat na avifauna da região da ReBio de Una, BA) pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor substituto da Fundação Universidade Regional de Blumenau, presidente e pesquisador da Associação Catarinense de Proteção da Natureza. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biologia da Conservação e Ecologia de Aves, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de aves, fauna de Santa Catarina, conservação da mata atlantica, ecologia de ambientes antropizados e ecologia de comunidades.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos