Dinâmica da invasão de Pinus elliottii Engelm. em restinga sob processo de restauração ambiental no Parque Florestal do Rio Vermelho, Florianópolis, SC

Autores

  • Kurt Bourscheid Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ademir Reis

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p23

Resumo

A invasão de espécies em comunidades naturais representa uma grande ameaça à biodiversidade global. A segunda maior causa de extinção de espécies no mundo está relacionada com a ação de espécies invasoras, superada apenas pela perda e fragmentação de habitats. O objetivo deste estudo foi quantificar os níveis de re-infestação de Pinus elliottii Engelm var. elliottii no Parque Florestal do Rio Vermelho, Florianópolis, SC. Um ano após a derrubada de um hectare de Pinus, foram montadas 100 parcelas para avaliar a regeneração de Pinus. Avaliações semestrais foram feitas do inverno de 2003 ao verão de 2005. A densidade populacional apresentou diferenças estatísticas, variando de 19.617 indivíduos/ha até 166.624 indivíduos/ha. O efeito de borda evidenciou-se a partir do inverno de 2004 e aumentou significativamente a taxa de emergência. As faixas mais próximas da borda apresentaram maiores densidades populacionais, chegando a 362.268 indivíduos/ ha até 10m da borda. A média da densidade populacional para cada faixa apresentou uma escala exponencial decrescente que vai de 569.598 indivíduos/ha na faixa mais próxima à borda a 43.768 indivíduos/ha na faixa

mais distante da borda. Sugere-se cortar os indivíduos em estágio Jovem 2 a cada 4 anos, aproximadamente, de forma a controlar a reinfestação.

Biografia do Autor

Kurt Bourscheid, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é consultor ambiental e ministra cursos de taxonomia vegetal e restauração de áreas degradadas.

Ademir Reis

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1977), graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1976), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1983) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é prof. titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: restauração, sucessão, conservacao, regeneracao natural e demografia.

Downloads

Publicado

2010-04-08

Edição

Seção

Artigos